Candidatos à CBF precisam apresentar um Plano Estratégico para o Futebol | Pluri Consultoria


Candidatos à CBF precisam apresentar um Plano Estratégico para o Futebol
Por Fernando Ferreira
FacebookTwitter
Candidatos à CBF precisam apresentar um Plano Estratégico para o Futebol

Qual a proposta?

As eleições para a CBF estão a pleno vapor, com a provável disputa entre a chapa de situação, de Marco Polo Del Nero/Marin, e a oposição, capitaneada por Francisco Novelleto/Andrés Sanchez. Apesar de nenhuma das duas serem oficiais, sabe-se que todo o trabalho de convencimento junto aos eleitores (federações e clubes da série A) está sendo feito. O que não está sendo feito, porém, é um projeto para o Futebol Brasileiro. Ouve-se aqui e ali apenas proposições pontuais voltadas aos interesses dos eleitores, como aumento de verbas de repasses, continuidade do “modelo” de gestão atual, etc. Mas pensar o futebol de maneira ampla e estratégica, nada.

Portanto, voltamos à mesma pergunta de relatórios anteriores: Onde está o Plano Estratégico para o Futebol Brasileiro? Onde queremos chegar em 5 ou 10 anos? Queremos ter um dos 3 campeonatos nacionais mais importantes do Mundo? Queremos ter clubes entre os Top10 do planeta? Quantos? Queremos estádios cheios? Combater a violência associada ao futebol? Transformar os jogos em ambiente de Festa e não de Guerra? Como fortaleceremos o futebol Regional e os clubes menores? Qual a nossa principal força? E nossas fraquezas? Sobram perguntas, faltam respostas.

Nosso produto piora a cada dia, e como resposta a isso, tivemos apenas a proposta de parcelamento das dívidas fiscais dos clubes, que aliás foi iniciativa deles mesmos, já que a CBF tentava viabilizar o Proforte, projeto de “anistia geral” das dívidas de clubes e federações. Há uma quase unanimidade que estamos perdendo importância relativa no mercado internacional, que o futebol regional e os clubes pequenos agonizam, e que o desinteresse do torcedor é crescente. Convenhamos, o futebol Brasileiro precisa de uma verdadeira revolução e, a julgar pelo que estamos vendo, nenhuma chapa representa mudança do cenário atual.

Atletas e profissionais se mobilizam por mudanças, a imprensa está inquieta, torcedores anseiam por um futebol de mais qualidade. Não está na hora de uma terceira via na Eleição da CBF?

Abraço a todos.