A Copa de 1 bilhão de euros
ter, 07/02/12
por Emerson Gonçalves |
categoria Libertadores, Rankings
Na verdade, 1,1 bilhão de euros, esse é o valor total dos times que começam hoje a fase de grupos da Copa Santander Libertadores de America. Esse novo trabalho da Pluri Consultoria terá sequência com outros dois posts: o valor de mercado de cada equipe e os jogadores mais valiosos que disputam a competição.
O valor citado no título acima representa 2,5 bilhões de reais. Dessa forma, a Copa Libertadores é a oitava competição mais valiosa do mundo, uma posição acima do Campeonato Brasileiro da Série A.
Se compararmos seu valor com as copas continentais europeias, veremos que a diferença é brutal: o valor da UEFA Champions League é pouco mais de quatro vezes e meia maior. E mesmo para a Europe League a diferença é enorme: pouco mais de três vezes.
A tabela acima mostra outra diferença enorme: o valor médio por time. Enquanto uma equipe da Champions League vale, em média, 163 milhões de euros, na Copa Libertadores esse valor cai para apenas 35 milhões de euros. Significativo, também, é o fato desse valor médio ser inferior ao dos times que disputam o Brasileiro da Série A: 48 milhões de euros.
Essa média tão baixa faz da Copa Libertadores de America a 13ª competição mais valiosa do mundo em termos de valor médio por equipe.
Nessa presente edição o Brasil conta com seis participantes, o que representa 19% do número de equipes, cujo valor de mercado equivale a nada menos que 44% do total estimado para a competição, contra 19% dos times argentinos e 8% dos mexicanos, em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Os 197 jogadores inscritos representam 20% do total e tem valor médio de 2,5 milhões de euros, o que dá um valor médio de 82,4 milhões de euros por equipe. Essa média por equipe é 135% maior que a média dos times que disputam essa edição da Copa, 74% maior que a média dos times mexicanos e quase o dobro 95% da média dos times argentinos.
A próxima tabela vai tornar mais clara a diferença entre o Brasil e seus participantes e os demais, ao tomarmos os PIBs como parâmetros. Esse fato, por sinal, já foi abordado por esse OCE algumas vezes, inclusive no recente post sobre o crescimento do número de jogadores estrangeiros no Brasil.
O primeiro ponto interessante é a estreita correlação entre o percentual do PIB brasileiro sobre o total dos países participantes e o percentual do valor médio dos times brasileiros em relação aos demais. Esses números mostram o grande domínio econômico do Brasil em relação aos demais países sul-americanos, embora a presença de 6 equipes provoque uma pequena distorção no valor total dos clubes porque o Brasil tem cinco vagas, assim como a argentina, e num ano com seis, pelo fato do último campeão ter vaga própria, essa soma fica e a consequente correlação com o total da competição fica um pouco prejudicada
É isso, amanhã tem mais.
Fonte: http://globoesporte.globo.com/platb/olharcronicoesportivo/2012/02/07/a-copa-de-1-bilhao-de-euros/