Fidelidade a toda prova | Pluri Consultoria


Fidelidade a toda prova
FacebookTwitter

Fidelidade a toda prova
Redação – Superesportes

Publicação:
21/03/2012 07:00

Apesar da influência de equipes cariocas e paulistas no interior de Minas Gerais, Cruzeiro e Atlético ainda dominam a preferência dos torcedores no estado. Pelo menos é o que mostra um estudo feito pela Pluri Consultoria, liderado pelo economista e especialista em gestão e marketing, Fernando Pinto Ferreira. Segundo ele, 16,1 milhões de mineiros têm um clube do coração e apenas 3,5 milhões não apreciam o futebol. Dos apaixonados pelo esporte, 10,2 milhões (63,4%) preferem as equipes de Minas e 5,9 milhões (36,6%) são torcedores de clubes de outros estados.
De acordo com o levantamento, Cruzeiro e Atlético teriam, juntos, 10 milhões de torcedores no estado: 5,8 milhões de cruzeirenses e 4,2 milhões de atleticanos. Sobrariam, então, apenas 200 mil admiradores de outros clubes de Minas no território mineiro.

Fora do estado, de acordo com a pesquisa, o clube celeste teria mais 800 mil torcedores, alcançando, em todo o país, 6,6 milhões de seguidores. O Galo, por sua vez, teria 400 mil torcedores fora de Minas, atingindo 4,6 milhões no Brasil. A Raposa aparece como a sétima maior torcida do país, atrás de Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Vasco e Grêmio. À frente do Atlético ainda estariam as torcidas de Internacional e Santos.

No Rio Grande do Sul, a fidelidade aos clubes do estado é ainda maior: chega a 97,2%. Rio de Janeiro (96%) e São Paulo (94,8%) vêm na sequência, na preferência pelos clubes do próprio estado. A maior rejeição para os clubes locais está em Santa Catarina (80,4%). 
O estudo da Pluri Consultoria faz parte de uma pesquisa que mede o potencial de consumo das torcidas brasileiras. A empresa promete divulgar nos próximos dias a estimativa de renda de cada uma delas e o potencial de consumo das 30 maiores torcidas do país. Vários dos números levam em conta dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa foi realizada em janeiro, com 10.545 pessoas de 144 cidades abrangendo todas as regiões do Brasil.

Fonte: http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/cruzeiro/2012/03/21/noticia_cruzeiro,212481/fidelidade-a-toda-prova.shtml