Na elite, cofre atleticano deve engordar 30% | Pluri Consultoria


Na elite, cofre atleticano deve engordar 30%
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FINANÇAS
Na elite, cofre atleticano deve engordar 30%
Previsão de especialistas aponta salto de R$ 65 milhões para R$ 85 milhões no orçamento rubro-negro em 2013

28/11/2012, 00:03
FERNANDO RUDNICK
O retorno à elite do futebol nacional abre um novo cenário para as receitas do Atlético na próxima temporada. Após revelar orçamento de R$ 65 milhões no balanço de 2011 – o prazo para divulgar o número deste ano expira em maio de 2013 – o Furacão deve ter um salto significativo com o retorno à Arena. Segundo especialistas, a verba do clube pode chegar à casa dos R$ 85 milhões, ou 30,7%.
“Pode ter havido queda nos números de 2012 por causa da Série B, mas a tendência é de crescimento. Acredito que é possível chegar a R$ 85 milhões, talvez até R$ 90 milhões em um cenário bem favorável”, aponta o consultor de marketing e gestão esportiva Amir Somoggi.
A previsão, caso se concretize, aumentaria a distância para os times nordestinos, catarinenses e outros menos expressivos, como o Goiás. Mas, se a diferença para os clubes mais ricos do país – como Flamengo, Corinthians, São Paulo, entre outros – continuaria significativa (ver infográfico ao lado), ela cairia em relação às outras equipes de grande porte, escalonadas em outra linha financeira.
“O Atlético, assim como o Coritiba, vai encostar no Fluminense e no Botafogo, talvez até no Atlético-MG. É questão de tempo. Ele está ganhando importância relativa, cresce mais rápido do que os adversários porque tem as condições estruturais para isso. Se continuar dessa maneira, a fatia dele no bolo vai crescer”, explica o economista da Pluri Consultoria Fernando Pinto Ferreira.
O plano de sócio-torcedor será peça-chave para a evolução atleticana. Com cerca de 15 mil associados ao fim da Série B, o clube estima chegar a pelo menos 30 mil em dezembro de 2013. Com um valor atualizado para cima, a renda proveniente das arquibancadas teria peso de ouro nas receitas do clube. O marketing, que envolve patrocínios de camisa, de material esportivo e licenciamento, também.
“Não falo em números, mas em filosofia. É uma questão delicada. Estamos fazendo vários estudos de mercado para não errarmos”, diz o diretor de marketing Mauro Holzmann. “Nosso objetivo final é o futebol, são títulos. E será o torcedor quem vai decidir o time que terá. Se ele não entender, será muito difícil fazer frente [aos adversários]”, deixando claro que o valor cobrado aos sócios daqui para frente definirá as ambições do Furacão.

Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/m/conteudo.phtml?tl=1&id=1322598&tit=Na-elite-cofre-atleticano-deve-engordar-30