As 100 maiores transferências de jogadores brasileiros | Pluri Consultoria


As 100 maiores transferências de jogadores brasileiros
Fonte: Globoesporte.com
FacebookTwitter
As 100 maiores transferências de jogadores brasileiros

As 100 maiores transferências envolvendo jogadores brasileiros deixaram um registro total de 1,9 bilhão de euros, equivalente hoje a 5,5 bilhões de reais. As “100 transferências”, porém, são na verdade 101, devido à coincidência de valores em diversas transações. Essas informações foram levantadas por trabalho da Pluri Consultoria, sobre o qual foi feito esse post. A transferência mais antiga listada é a de Aldair, do Benfica para a Roma, em 1993, e sete da atual janela ainda em curso.

Esse Olhar Crônico Esportivo discorda da Pluri Consultoria em relação aos valores das transferências de dois jogadores: Neymar e Lucas Moura. Por transferência entende-se o valor que um clube paga a outro pelo direito federativo de um atleta, o que inclui todos os direitos econômicos vinculados a esse direito federativo, o que está longe de ser claro no caso de Neymar e está devidamente documentado no caso de Lucas.

Neymar
Sobre essa transferência, a empresa disse-me que trabalhou com o valor lançado no Transfer Matching System, da FIFA, o que torna a discrepância de valores anunciados ainda mais grave. De acordo com o Santos FC, o valor recebido pela transferência de Neymar, que deverá ser repartido com as outras duas partes com interesses no atleta – DIS e TEISA – foi de 17 milhões de euros. Como esse OCE já assinalou anteriormente, e tornou a apontar nos posts que trataram da transferência, o valor divulgado pelo Barcelona de 57 milhões de euros não corresponde à transferência do direito federativo pertencente ao Santos. Se o clube catalão pagou 40 milhões de euros a Neymar, ao seu pai, a agentes, isso nada tem a ver com a compra de seu direito federativo ao legítimo detentor do mesmo, o Santos FC. A real posição dessa transferência, portanto, é a 40ª, ao lado de Evanilson, Afonso Alves e Luis Gustavo.

Fica claro, cada vez mais, que essa transferência nasceu de um assédio proibido pela FIFA. Ou, se o Santos estava ao par dessa negociação ficou quieto e iludiu torcedores, mídia e todo o mundo da bola, inclusive os outros detentores de partes do direito econômico do atleta. No primeiro caso, se assim foi, um processo já deveria ter sido aberto junto à FIFA.

Lucas Moura
Em seu balanço correspondente ao ano de 2012, o São Paulo FC lança no item 6 das Notas Explicativas – Receitas a Apropriar – o valor de 115,859 milhões de reais, correspondentes à transferência de Lucas para o Paris Saint-Germain. O acordo foi assinado em 7 de agosto de 2012 e o valor em questão foi lançado em 31 de dezembro de 2012, data de fechamento do balanço, pela cotação do euro no mesmo dia, correspondendo ao total de 43 milhões de euros e não 40 milhões conforme colocado nessa lista e nas anteriores. Portanto, a posição correta dessa transferência no ranking é a 4ª, junto com Robinho (em sua segunda transferência, do Real Madrid para o Manchester City) e já considerando a colocação de Neymar na 40ª posição ao invés da 2ª.

19 Brasileiros entre as 100 maiores da história
Nada menos que 19 transferências de atletas brasileiros estão entre as 100 maiores da história (ver lista aqui), o que demonstra a importância e valorização do jogador brasileiro no mercado mundial.

Ainda hoje Kaká segue sendo o detentor da transferência mais valiosa, ao passar do Milan para o Real Madrid por 65 milhões de euros.
Agora vem a parte ruim da lista, a demonstrar a debilidade econômica de nosso futebol, apesar dos discursos ufanistas mais recentes: dessas 101 mudanças somente 4 transferências têm clubes brasileiros na ponta compradora: Corinthians com 2 jogadores (Pato e Carlos Alberto), Flamengo (Vagner Love, em transação que foi desfeita antes do término do pagamento) e São Paulo (Ganso). A única entre dois clubes brasileiros foi a mudança de Ganso do Santos para o São Paulo, no ano passado.

Apenas 35 das 101 transferências envolvem clubes brasileiros, ficando as outras 66, consequentemente, entre clubes estrangeiros. Muitos atletas aparecem mais de uma vez na lista, devido a novas transferências de seus direitos federativos. Por exemplo: Ricardo Oliveira, Emerson, Robinho e Ronaldo aparecem quatro vezes cada em diferentes transações.

(Fonte: Globoesporte.com)

(Fonte: Globoesporte.com)

(Fonte: Globoesporte.com)

(Fonte: Globoesporte.com)

(Fonte: Globoesporte.com)