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Está em cartaz nos cinemas brasileiros o
Bom Filme Moneyball, bisonhamente traduzido no Brasil para o “Homem que mudou o
jogo”. Concorrente ao Oscar em 5 categorias, o filme é baseado na história
verídica de Billy Beane, Gerente geral do Oakland A’s, uma das equipes de menor
orçamento da Liga Americana de Baseball. Apesar de centrado em um esporte pouco
acompanhado por nós, é impossível não assisti-lo sem traçar um constante
paralelo com o nosso futebol. Isto porque o filme trata de um dilema muito
comum à maioria das equipes do Futebol Brasileiro: próximo ao início de mais
uma temporada, os principais jogadores foram para times de maior orçamento e
não há recursos para contratar os jogadores de destaque disponíveis no mercado.
Quantas vezes já vimos esse filme?

        Vendo que a abordagem tradicional de remontagem
da equipe (baseada em dicas e feeling de olheiros) levaria a mais um ano
medíocre, Billy Beane resolve buscar uma saída inusitada: Identificar, através
da análise estatística, jogadores negligenciados pelo mercado, que poderíam ser
adquiridos à preços baixos, mas performar em nível elevado. Para isso, decide
montar uma equipe de profissionais e consultores dedicada a analisar o mercado
e identificar oportunidades, realidade bem descrita no Livro, mas simplificada
na versão para o Cinema. Apesar dos resultados iniciais frustrantes, o
resultado final da estratégia foi amplamente favorável.

        É fato que não é possível ignorar as
diferenças entre o Baseball Americano e o Futebol Brasileiro, mas elas estão
mais relacionados à estrutura em que os esportes estão estabelecidos do que ao
uso da estatística como ferramenta decisória. No filme, o Oakland A’s chega a
acumular 14 derrotas seguidas no início do campeonato, sem que grandes mudanças
ocorram, fato que seria impensável em nosso futebol. Como o time em questão
possui um “Dono”, pode se dar ao luxo de manter o trabalho apesar das fortes
críticas. No Brasil, certamente na 4ª derrota o técnico teria caído, e após a
9ª o projeto inteiro iria para o lixo.

Mas várias críticas sobre o filme e seu paralelo
com o futebol apressadamente se concentraram na sempre presente tese de que “no
Futebol é diferente…”. Tal idéia parte da premissa de que não seria possível
analisar tão profundamente um jogador de futebol a partir de ferramentas
estatísticas, como se faz com um jogador de baseball. Desculpe aos que
acreditam nisso, mas simplesmente não é verdade. Existem dezenas de
estatísticas que, isoladamente ou combinadas, permitem uma avaliação objetiva
da qualidade e dos resultados efetivos de um jogador de futebol. O que ocorre
no Brasil é que não estamos habituados a utilizar elementos científicos para
analisar de forma empírica a performance dos jogadores. Por aqui, Dvds editados
e consultas superficiais costumam fazer mais sucesso entre vários profissionais
que decidem as contratações. Também pesa o fato de não existir uma base de
dados estatística confiável sobre os jogadores de futebol, prática comum na
análise esportiva nos EUA há praticamente 1 século.

Em minha opinião, a mensagem mais importante do
filme diz respeito à urgente necessidade da criação e implantação de métodos
objetivos de contratação de jogadores pelos clubes brasileiros, com a
utilização de ferramentas e análises técnicas, dentre as quais se insere a
análise estatística. Algum de vocês já ouviu falar da existência de áreas
específicas de análise e avaliação de mercado nos clubes brasileiros? Me refiro
a uma área estruturada, e com profissionais dedicados exclusivamente a mapear
os atletas disponíveis no mercado, tentando encontrar (com o auxílio de uma
abordagem científica) jogadores de mais qualidade e com preços de mercado mais
vantajosos. Sim, isso é possível e plenamente factível. Na Pluri, temos o Pluri
Soccermetric, software próprio cujo objetivo é exatamente o descrito acima, e
que vem sendo utilizado com bastante resultado por nossos clientes.

        A contratação de um jogador é talvez a
decisão mais importante que se toma em uma equipe de futebol, portanto deve ser
tratada da forma mais elevada possível. A grande lição do filme é que é
possível, a partir da combinação de ferramentas e métodos modernos, melhorar a
relação custo x benefício do processo de contratação de jogadores pelos clubes
Brasileiros.

Fernando Pinto Ferreira – fernando@pluriconsultoria.com.br – twitter: @pluriconsult   @fernandopluri