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Por ser a maior vitrine do futebol nacional, é no Campeonato Brasileiro
que ocorrem as maiores flutuações nos valores dos jogadores durante o ano. No Brasileirão
2011, os 25 times que mais se valorizaram conseguiram elevar em 7,3% o valor de
seus elencos profissionais, o equivalente a € 70 milhões, ou R$ 171 milhões.

O Vasco da Gama foi o destaque do ranking, com valorização de elenco
de 23,3%, ou € 12,4 milhões. O resultado se deveu ao crescimento no valor de
vários jovens talentos que se destacaram na equipe em 2011, com destaque para
Dedé, Rômulo, Allan, Bernardo, Fagner e Felipe Bastos.

Juntamente com o Vasco, Internacional, Santos, e Corinthians foram
responsáveis, juntos, por 65% da valorização de todas as 25 equipes de maior
valor do Brasil. A valorização do Internacional foi concentrada em dois
jogadores (Leandro Damião e Oscar), enquanto o Santos obteve aumento novamente
por valorização de Neymar. Vale lembrar que a equipe santista começou o
Brasileiro já tendo vencido a Libertadores e, portanto, com o time bastante
valorizado. O Campeão Corinthians conseguiu mesclar jogadores experientes com
jovens que se destacaram como Paulinho, Ralf e Willian. Outro destaque foi a
Portuguesa, o clube que mais se valorizou em termos percentuais (+27%), e o
Figueirense, com alta de 19,7% em função das valorizações de Wellington Nem,
Juninho e Bruno.

No lado oposto, o rebaixamento afetou diretamente os únicos 4 times cujos elencos perderam valor em 2011: América-MG, Ceará,
Avaí e Atlético Paranaense.

Alguns times conseguiram bons resultados dentro de campo, mas já
começaram o campeonato com equipes muito valorizadas, o que não permitiu (ou
limitou) elevações adicionais. Outros tiveram jogadores que se destacaram, mas
pela idade já não tem o mesmo potencial de valorização.

A valorização do
elenco está diretamente ligada à revelação de jogadores e às boas práticas de
gestão. A
antiga estratégia de montar equipes galáticas (e ver como se paga depois) está
cada vez mais em baixa. A
arte está em se formar uma equipe que consiga ser competitiva, combine
juventude e experiência, crie ídolos que atraiam o interesse do público, e não
pressione demasiadamente as contas do clube.

Fernando Pinto Ferreira – fernando@pluriconsultoria.com.br – twitter:
@pluriconsult   @fernandopluri