Ataque de 95 milhões de euros do Uruguai testa favoritismo da Espanha | Pluri Consultoria


Ataque de 95 milhões de euros do Uruguai testa favoritismo da Espanha
FacebookTwitter

Ataque de 95 milhões de euros do Uruguai testa favoritismo da Espanha

Bruno Freitas e Vinicius Mesquita
Do UOL, no Recife

Comunicar erroImprimir

REUTERS/Oleg Popov
Cavani e Suárez são esperanças do Uruguai para reverter prognóstico a favor da Espanha
Cavani e Suárez são esperanças do Uruguai para reverter prognóstico a favor da Espanha

As badaladas estrelas da Espanha desfilam neste domingo, às 19h, na estreia oficial da Arena Pernambuco, no confronto com o Uruguai pela Copa das Confederações. Em condição de azarão, os sul-americanos apostam na sua dupla de ataque de 95 milhões de euros diante da decantada aura de favoritismo que acompanha nos últimos anos os adversários, atuais campeões mundiais e da Europa. 
Edinson Suárez e Luis Cavani são duas das peças mais desejadas na janela de transferências de verão do futebol europeu. O cabeludo do Napoli vale hoje 56,4 milhões de euros, segundo levantamento da Pluri Consultoria, enquanto que o polêmico craque do Liverpool está cotado em 38,7 milhões de euros. Este último encabeça a lista de consumo do Real Madrid para a próxima temporada.
Suárez tem sido um campeão de polêmicas no futebol inglês, mas na véspera da partida em Pernambuco ganhou elogios respeitosos do adversário Xavi.
“É um futebolista determinante, com uma jogada individual decide partida. Não só ele como o Cavani e o Forlán também. É extraordinário, pode fazer diferença em qualquer partida”, declarou o meia do Barcelona.
Já Cavani conseguiu a façanha de ser o jogador mais importante do Napoli desde a passagem de Diego Maradona pelo sul da Itália. Hoje aparece envolvido em especulações sobre transferências milionárias para Chelsea, Manchester City e PSG, entre outros.
Mas a unanimidade em torno da parceria Cavani-Suárez pressiona a situação do veterano Diego Forlán. O melhor jogador da última Copa não tem conseguido ser mais tão protagonista na seleção uruguaia e começará o torneio no Brasil apenas como opção no banco de reservas.
“Não me guio pelas análises da imprensa. O Forlán, hoje, não está em condições de auxiliar o Uruguai como desejamos”, declarou o técnico Óscar Tabárez no último sábado.
Por sua vez, os espanhóis estreiam na Copa das Confederações ainda sem uma convicção sobre o sistema ofensivo da equipe. Se por um lado não pairam dúvidas sobre a espinha dorsal do Barcelona no meio-campo (Busquets-Xavi-Iniesta), o técnico Vicente del Bosque trabalhou diferentes formações de ataque e mantém o mistério sobre os eleitos para a partida em Recife.
Nesta briga, Pedro parece ter seu lugar assegurado. As outras duas vagas envolvem quatro candidatos: Fernando Torres, Roberto Soldado, David Villa e Cesc Fàbregas.
As duas seleções vêm de um encontro recente, pois já mediram forças em 2013, em uma partida amistosa realizada em fevereiro, no Qatar. O jogo teve vitória dos espanhóis por 3 a 1.
Além de Espanha e Uruguai, o grupo B da Copa das Confederações conta com Nigéria e Taiti, seleções que estreiam na competição na segunda-feira, em Belo Horizonte.
Mais 40 mil pessoas se deslocarão de Recife até São Lourenço da Mata, por 19 km, em um desafio de mobilidade para o governo de Pernambuco. O funcionamento do metrô e de linhas especiais de ônibus integra a complexa operação para o torcedor, que se desloca gratuitamente por estes serviços, apresentando o ingresso.

Fonte: http://copadomundo.uol.com.br/especiais/copa-das-confederacoes/jogos/pre-jogo/2013/06/16/ataque-de-95-milhoes-de-euros-do-uruguai-testa-favoritismo-da-espanha.htm