O Brasileirão no mundo | Pluri Consultoria


O Brasileirão no mundo
FacebookTwitter

O Brasileirão no mundo

19h37 24/05/2012

Quando os pontos corridos começaram em 2003, o Brasileirão era ignorado no mundo. Só agentes e clubes observavam jogos para chegar com o dinheiro e levar praticamente todos os jogadores bons que havia por aqui.
Hoje, a situação está longe de perfeita, mas já melhorou muito. Basta pensar que o Santos consegue – com muito esforço, é claro – rechaçar as ofertas europeias por Neymar há pelo menos duas temporadas. E os craques de seleção regressam antes de se aposentar. O retorno de Ronaldo em 2009 animou outros como Luis Fabiano, Ronaldinho, Fred, Vágner Love e os “portugueses” Deco e Liédson a imitá-lo.
Tudo bem que a crise econômica mundial que afetou muitos clubes europeus ajuda. Mas é fato que o status do Brasileiro está melhor no cenário internacional.
Transmissão para outros países
Ainda está bem longe dos maiores campeonatos nacionais da Europa, mas o Brasileiro pode ser visto pela TV em 140 países que compraram os direitos.

Clubes no Facebook
Um levantamento do site francês Football Finance fez o balanço dos times com mais torcida (ou melhor, fãs que curtem a página oficial) na rede social Facebook. E os times brasileiros até que não estão mal: Corinthians e Flamengo ficam entre os 20 melhores.

Times mais valiosos
Num levantamento feito pela empresa Pluri Consultoria sobre o mercado mundial dos clubes de futebol, uma lista dos 100 times mais valiosos inclui oito equipes brasileiras. Isso deixa o país em 5º lugar, empatado com a França. O detalhe é que o Brasil é o único país não-europeu com times nessa lista:

Contando apenas as Américas, o domínio brasileiro é total. Dos 30 times mais valiosos, 12 são brasileiros – e eles ocupam as oito primeiras posições. Os mexicanos (com o Monterrey em 9º lugar) têm dez, a Argentina colocou sete (com o Boca Juniors em 10º) e o Universidad de Chile é o 26º.
Fonte: Pluri Consultoria
O “Clube dos 13” das maiores torcidas
Uma pesquisa divulgada em março pela Pluri Consultoria entrevistou 10 545 pessoas em 144 cidades do país. Cada torcedor só podia optar por um único clube

Matéria publicada na Revista VIP de maio de 2012.

Fonte: http://vip.abril.com.br/boa-vida/futebol/o-brasileirao-no-mundo/