Presença de jogadores gringos nos campeonatos estaduais aumentou, aponta estudo
Brasil é mercado fechado a estrangeiros, mas contratou mais em 2012
Do R7
GazetaPress
Meia argentino, Bottinelli divide espaço com estrelas brasileiros no Flamengo
Publicidade
Um dos mercados mais fechado aos jogadores estrangeiros, o Brasil registra alta no número de atletas importados no início dos campeonatos estaduais, aponta estudo da Pluri Consultoria.
De acordo com a pesquisa, os campeonatos estaduais começam com 31% mais jogadores estrangeiros que no fim da temporada passada.
Saiba quem são os gringos dos campeonatos regionais
No fim do Campeonato Brasileiro, 29 jogadores de outros países atuavam por 22 grandes times. Esse número saltou para 38 com o início dos estaduais.
O país que mais cede jogadores aos clubes brasileiros é a Argentina, que tem 17 craques nas grandes equipes do Brasil, bastante a frente do segundo colocado, o Uruguai, que emprestou cinco de seus talentos.
Atlético-PR, Figueirense e Internacional são os times que mais empregam estrangeiros, com quatro jogadores, em cada. Cruzeiro, Flamengo, Palmeiras e Vasco vêm logo em seguida, contando com três jogadores importados no elenco.
Confira também
Relembre os boleiros que foram acusados de agredir mulheres
Marcelinho entra para Calçada da Fama do Corinthians
Astro do ciclismo é suspenso por doping e está fora da Olimpíada
Celebridade na Espanha, Neymar ganha atenção pelos 20 anos e por centésimo golApesar de registrar alta no número de importações, o mercado brasileiro ainda é bastante fechado para os estrangeiros. Apenas 5% dos jogadores que atuam na primeira divisão do Brasileiro são gringos.
O crescimento, aponta o estudo, é motivado por diversos fatores, como a melhora no desempenho econômico dos times brasileiros, assim como a diferença de padrão financeiro entre o Brasil e os países vizinhos. O Real valorizado também torna os estrangeiros mais baratos para os clubes, que ainda podem faturar com uma possível venda desses atletas para o futebol europeu.
A contratação de jogadores estrangeiros também virou estratégia para os clubes que querem expandir suas áreas de atuação para além da fronteira. Nessa linha de pensamento, o Corinthians apostou no chinês Chen Zhizhao, para conseguir mídia entre os orientais.
O Corinthians também apostou na parceria com o Santa Fé, da Argentina. O clube argentino virou uma filial do Alvinegro no país vizinho e vai ser usado para garimpar atletas, que serão mandados ao Brasil para fazer intercâmbio no clube do Parque São Jorge.
Gringos no Brasil
Dezenas de jogadores estrangeiros já passaram pelos futebol brasileiros, e não foram poucos que agradaram às torcidas e viraram ídolos.
Uruguaios, como Daryo Pereira (São Paulo, Flamengo e Palmeiras) e Diego Lugano (São Paulo), e argentinos, como Carlitos Tevez (Corinthians) e DAlessandro (Internacional) são adorados pelas respectivas torcidas.
O colombiano Fred Rincón (Corinthians e Palmeiras) e o paraguaio Carlos Alberto Gamarra (Corinthians, Flamengo, Inter e Palmeiras) também fizeram história no futebol brasileiro.
Fonte: http://esportes.r7.com/futebol/noticias/presenca-de-jogadores-gringos-nos-campeonatos-estaduais-aumentou-aponta-estudo-20120206.html?question=0