Real Madrid é o maior comprador da história recente do futebol | Pluri Consultoria


Real Madrid é o maior comprador da história recente do futebol
FacebookTwitter

Real Madrid é o maior comprador da história recente do futebol

qui, 04/07/13
por Emerson Gonçalves |
categoria GlobalizaçãoRankings

 
Desde a contratação de Luis Figo em 2000 por, na época, impensáveis 65 milhões de euros, o Real Madrid é o maior comprador da história do futebol a partir do ano de 1997, como mostra o trabalho preparado pela Pluri Consultoria a partir da listagem das 100 maiores contratações de jogadores da história.

Considerando esse período, que marca a globalização crescente do futebol e a extinção do passe, e considerando também somente as 100 maiores contratações realizadas, o clube de Florentino Peres gastou um total de 774 milhões de euros. Das 100 maiores contratações já realizadas, nada menos que 19 foram vestir a camisa merengue. Das 5 maiores contratações já feitas, o Madrid foi responsável por 4 delas, inclusive a maior de todas: Cristiano Ronaldo.

Um total de 22 clubes responde por essas 100 contratações. Dos cinco maiores, dois são espanhóis e três são ingleses. A soma dos valores do segundo colocado – o Chelsea – e do terceiro – o Manchester City – não empatam com o total do Real Madrid sozinho. Na 6ª colocação, longe dos ponteiros, aparece a Vecchiaen Signora de Torino, a Juventus e depois, bem abaixo, mas se aproximando rapidamente, o novo rico Paris Saint-Germain. Esses clubes, alavancados por dinheiro grosso de fora do mundo do futebol, saídos dos cofres de bilionários russos e magnatas árabes, já são protagonistas de peso, mas começam a ter suas ações mais controladas, graças à entrada em ação do Financial Fair Play da UEFA.
O Real Madrid também já foi um nouveau riche, graças à venda de sua velha sede na capital espanhola, turbinada por mudanças nos direitos de construção. Meio bilhão de dólares deu entrada nos cofres do clube de Don Florentino, que começou a montagem dos galácticos, principiando por Figo. Nessa contratação não houve negociação clube a clube: o Madrid, simplesmente, pagou a multa rescisória do atleta para o Barcelona. Começava ali um novo capítulo da história do futebol.

Os 22 clubes estão distribuídos por apenas seis países, com Inglaterra e Espanha na frente. Possivelmente veremos mudanças de posição no ranking dos países nos próximos anos, mas não é provável a entrada de um sétimo nome, como Turquia ou Ucrânia. Uma mudança esperada é uma maior presença dos clubes alemães como compradores de jogadores de valor mais elevado.
 
Post Scriptum – Lista completa das 100 maiores transferências
 
Nessa lista elaborada pela Pluri Consultoria, Neymar aparece como protagonista de uma transferência no valor de 57 milhões de euros. Quero deixar claro que não concordo com essa cifra para esse trabalho.
Transferência compreende o valor pago por um clube a outro em troca da liberação do direito federativo de um atleta. Por tudo que sabemos e de acordo com pronunciamentos da direção do Santos FC, o clube vendedor, a transferência de Neymar ficou em módicos 17 milhões de euros.
O restante dos 57 milhões de euros, segundo o Barcelona, foi para “endereços” não especificados. Esse OCE entende que comissões e luvas, adiantadas ou não, não fazem parte do valor de transferência.

 

Fonte: http://globoesporte.globo.com/platb/olharcronicoesportivo/2013/07/04/real-madrid-e-o-maior-comprador-da-historia-recente-do-futebol/